O que fazemos
Belo Horizonte/MG
Salvador/BA
Juazeiro/BA
Sto Amaro-São Paulo/SP
Centro Vocacional Oblata
Acompanhamento Vocacional
Depoimentos
Divulgação
Países
Sobre Padre Serra
Abertura do Bicentenário
No Brasil
Artigos
Pesquisas
VII Encontro -2009
VIII Encontro - 2010
IX Encontro - 2011
Tráfico de Pesssoas
Encontro da Rede
Unidades Oblatas
Capítulo Provincial
Seminário
Comunicação
Encontro da Rede Oblata
Projetos Mundo
Projetos Brasil
Diga NÃO à violência contra Mulher
Capacitação
Outros
Comunidades
Comemorações
Cirandas Parceiras
Projetos Oblatas
Compartilhai
Jornal da Rede Pastoral Oblata
Pastoral da Mulher de Belo Horizonte - MG
Pastoral da Mulher de Juazeiro - BA
Economia Solidária
Tráfico de Seres Humanos
Prostituição
Violência Contra a Mulher
Jornal da Rede
Comunidade
Celebrações
Cursos
Oficinas
Sensibilização
Igreja do Brasil
Cidadania
Direitos Humanos
Gênero
Projetos Pastorais
Cultura
Igualdade

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oblatas se reúnem em assembleia e refletem sobre espiritualidade

Comunhão na diversidade é o tema central da III Assembleia da Região Sul, que acontece em Argentina e conta com a participação de irmãs e leigos/as de quatro países.

Fomos convocadas com o tema “Comunhão na diversidade” para a III Assembleia da Região Sul com o objetivo de dar continuidade ao processo de unificação das Províncias de quatro países: Argentina, Angola, Brasil e Uruguai. Esta assembleia acontece na casa de encontros de Ramos Mejía, na Argentina, entre os dias 14 e 18/5.

As irmãs do nosso país irmão nos receberam com uma acolhida muito calorosa onde pudemos perceber nesse abraço carinhoso a presença do Deus da ternura e das novas relações como sinal da comunhão na diversidade entre Angola, Uruguai, Argentina e Brasil.

As 25 irmãs, 6 leigas/os  e 2 “mulheres multiplicadoras” começaram a trilhar o caminho destes dias com uma manhã orante logo após a abertura da assembleia feita por Ir. Olga e Ir. Maria Luiza. Refletimos sobre um tema essencial, a nossa espiritualidade: “Oblata pão compartilhado”. E assim fomos amassando e compartilhando o pão de nossas vivências e de nosso sentir dentro deste processo.

A assessora, Ir. Maria do Carmo, e o assessor, o Pe. Daniel, foram colocando alguns ingredientes para aprofundarmos os temas e podermos dar a forma ao pão deste processo de consolidação da região segundo o que a Divina Ruah vai nos apontando.

No segundo dia se fez necessário buscar as quatro ‘medidas de farinha’, trazendo nelas a pluriculturalidade dos países que conformam a região. Ajudou-nos a fazer essa síntese dos pontos comuns uma leiga dos projetos dos colégios de Argentina. Também fomos saboreando a partilha do grupo misturada com alguns sentimentos de medo, de questionamentos, buscas, e sobretudo, de ousadia e esperança.


O terceiro dia foi iniciado com a Eucaristia e a seguir incluímos o sal da missão. Cada país trouxe a sua realidade das mulheres em situação de prostituição e do tráfico de pessoas. Entramos nesta realidade como quem pisa em terras sagradas ouvindo os gritos, as esperanças, as inquietudes e desfrutando e nos alegrando com o caminho percorrido, ainda que constatando que temos muitos desafios a trilhar. Mas, juntas vamos descobrindo que esses desafios e os pontos em comum nos movem para continuar avançando.

Encerramos este dia com uma bonita celebração preparada pelas irmãs do Brasil. Nesta celebração, fomos dispondo nossos ânimos para estrear o novo dia onde nos debruçaremos nas visitas de campo organizadas pelas irmãs e alguns leigos(as) dos colégios de Argentina e do Projeto ‘Porta Aberta’.

Ir. Sirley Silva e Ir. Manuela Piñeres
 

Voltar 


agosto 2018
 DSTQQSS
S   1234
S567891011
S12131415161718
S19202122232425
S262728293031 









 

Busca:
 

Na sua opinião, por que as mulheres estão curtindo sexo anal?

 
 

 


Home . Apresentação . Histórico . Mística . Missão . Cadastre-se . Localização . Links . Trabalhe Conosco . Contato
Copyright 2006 – Instituto das Irmãs Oblatas do SSmo Redentor - Todos os Direitos Reservados
fale conosco: info@oblatas.org.br Tel: 11 2673-9069